Café da manhã

Muffin de banana com aveia

Posso usar aveia instantânea em vez de aveia em flocos? Sim, é possível substituir a aveia em flocos por aveia instantânea, mas isso pode afetar a textura dos muffins. A aveia em flocos proporciona uma textura mais rica e mastigável.

Posso usar bananas verdes para esta receita? Recomenda-se utilizar bananas maduras, pois elas adicionam doçura natural à receita. Bananas verdes podem não fornecer o sabor doce desejado e a consistência adequada.

Posso substituir o açúcar mascavo por outro tipo de adoçante? Sim, é possível substituir o açúcar mascavo por mel, xarope de bordo ou adoçante de sua escolha. Ajuste a quantidade conforme o seu gosto, mantendo em mente que isso pode afetar o sabor final.

Ingredientes

2 xícaras de aveia em flocos

1 xícara de farinha de trigo integral

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de sal

3 bananas maduras, amassadas

1/2 xícara de açúcar mascavo

1/4 xícara de mel

1/4 xícara de óleo vegetal

2 ovos

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 xícara de iogurte natural

Modo de preparo

Para começar, pré-aqueça o forno a 180°C e unte a forma para muffins. Em uma tigela grande, misture a aveia, a farinha de trigo integral, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela, combine as bananas amassadas, o açúcar mascavo, o mel, o óleo vegetal, os ovos, o extrato de baunilha e o iogurte natural.

Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos e mexa delicadamente até obter uma massa homogênea. Certifique-se de não mexer em excesso para manter a textura dos muffins. Distribua a massa nas formas para muffins, preenchendo cerca de 2/3 de cada cavidade.

Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 18-20 minutos ou até que os muffins estejam dourados e um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar por alguns minutos antes de desenformar.

Conclusão

Os muffins de banana com aveia podem ser congelados. Certifique-se de deixá-los esfriar completamente antes de armazenar em um recipiente hermético. Ao descongelar, coloque-os em temperatura ambiente ou aqueça no forno por alguns minutos.

É possível adaptar a receita para ser sem glúten usando uma mistura de farinhas sem glúten. Certifique-se de verificar se todos os ingredientes utilizados são isentos de glúten para garantir a segurança para quem tem sensibilidade ou intolerância ao glúten.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *