Jantar

Filé de Tilápia com Purê de Couve-flor

Posso substituir a tilápia por outro tipo de peixe? Sim, você pode substituir a tilápia por outros peixes de carne branca, como pescada, linguado ou robalo. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo de peixe escolhido.

Você pode preparar o purê de couve-flor com antecedência e reaquecê-lo antes de servir. Armazene o purê na geladeira em um recipiente hermético por até 2 dias. Na hora de servir, aqueça em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.

Você pode adicionar outros temperos ao purê de couve-flor de acordo com seu gosto pessoal. Experimente adicionar alho em pó, cebola caramelizada, noz-moscada ou ervas frescas como tomilho ou manjericão para dar mais sabor ao purê.

Ingredientes

4 filés de tilápia

1 couve-flor média

2 colheres de sopa de manteiga

2 dentes de alho picados

Sal e pimenta a gosto

Suco de 1 limão

½ xícara de leite

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Salsa fresca picada para decorar

Modo de preparo

Tempere os filés de tilápia com sal, pimenta e suco de limão. Reserve por 15 minutos, em uma frigideira, derreta 1 colher de sopa de manteiga em fogo médio, adicione o alho picado e refogue por 1 minuto. Coloque os filés de tilápia na frigideira e cozinhe por cerca de 3-4 minutos de cada lado, ou até que fiquem dourados e cozidos por dentro.

Separe a couve-flor em pequenos floretes e cozinhe em água fervente até que fiquem macios, escorra bem a couve-flor e coloque-a no liquidificador, adicione 1 colher de sopa de manteiga, leite, sal e pimenta a gosto. Bata até obter uma consistência cremosa e homogênea. Transfira o purê para uma panela e leve ao fogo baixo, adicionando o queijo parmesão. Mexa até que o queijo derreta completamente.

Disponha os filés de tilápia em pratos individuais, ao lado, coloque porções do purê de couve-flor. Decore com salsa fresca picada. Sirva imediatamente, acompanhado de uma salada verde ou legumes cozidos, se desejar.

Conclusão

Você pode fazer esta receita sem lactose substituindo a manteiga e o leite por alternativas sem lactose, como manteiga de origem vegetal e leite de amêndoas, leite de coco ou leite de aveia. O queijo parmesão pode ser substituído por queijo vegano ou simplesmente omitido, caso prefira uma versão totalmente livre de lactose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *