Sobremesas

Muffin de Mirtilo com Farinha de Coco

Posso substituir a farinha de trigo por outra farinha sem glúten? Sim, você pode substituir a farinha de trigo por uma mistura de farinhas sem glúten, como farinha de arroz ou farinha de amêndoa, em proporções adequadas para garantir a consistência da massa.

Posso usar leite comum em vez de leite de coco? Sim, você pode substituir o leite de coco por leite comum, leite de amêndoa ou qualquer outro leite vegetal de sua preferência. A escolha do leite pode afetar ligeiramente o sabor final do muffin.

Os muffins podem ser armazenados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 dias. Para uma conservação mais prolongada, guarde-os na geladeira por até uma semana ou congele-os por até 3 meses.

Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de farinha de coco

1/2 xícara de açúcar mascavo

2 colheres de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 colher de chá de sal

1 ovo grande

1/2 xícara de leite de coco

1/4 xícara de óleo de coco derretido

1 colher de chá de essência de baunilha

1 xícara de mirtilos frescos (pode ser substituído por mirtilos congelados)

Modo de preparo

Comece preaquecendo o forno a 180°C e preparando uma forma de muffins com forminhas de papel ou untando com óleo de coco. Em uma tigela grande, misture as farinhas de trigo e de coco, o açúcar mascavo, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela, bata o ovo e depois adicione o leite de coco, o óleo de coco derretido e a essência de baunilha. Misture os ingredientes líquidos com os secos até obter uma massa homogênea.

Com a massa pronta, delicadamente incorpore os mirtilos frescos. Se estiver usando mirtilos congelados, certifique-se de não descongelá-los antes de adicionar à massa, para evitar que soltem muita água. Distribua a massa nas forminhas de muffin preparadas, enchendo até cerca de 3/4 de cada forminha.

Leve os muffins ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 20-25 minutos, ou até que estejam dourados e um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar na forma por alguns minutos antes de transferir para uma grade para esfriar completamente. Sirva os muffins de mirtilo com farinha de coco ainda mornos ou em temperatura ambiente.

Conclusão

Os muffins podem ser armazenados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 dias. Para uma conservação mais prolongada, guarde-os na geladeira por até uma semana ou congele-os por até 3 meses. Se preferir muffins menos doces, você pode reduzir a quantidade de açúcar mascavo na receita. Experimente ajustar conforme seu gosto pessoal, lembrando que o açúcar também contribui para a textura e cor dos muffins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *